domingo, 8 de abril de 2018

IMAGENS DO ESTADO NOVO 1937-1945


Antonio Carlos Egypto





IMAGENS DO ESTADO NOVO 1937-1945. Brasil, 2016.  Direção: Eduardo Escorel.  Documentário.  227 min.


Reavaliar o período da ditadura getulista do Estado Novo, partindo de imagens, do período compreendido entre 1937 e 1945, é um desafio que Eduardo Escorel encarou com sucesso, em seu documentário, concluído em 2016.  “Imagens do Estado Novo 1937-1945”  recolheu uma infinidade de material, entre eles, filmes, tanto oficiais quanto particulares, que registram esse período histórico conturbado do Brasil, quase todo ocorrendo em meio à Segunda Guerra Mundial. 

O problema é que os filmes disponíveis são os do cinejornais (brasileiros e estrangeiros), documentários oficiais, registros de eventos, festas e outras solenidades que, evidentemente, faziam propaganda, escondendo todas as mazelas, excluindo todas as notícias negativas.  E, na época, o tom era muito laudatório e havia forte censura do chamado DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, de inspiração nazifascista. Os vídeos pessoais ou familiares permitem observar comportamentos, roupas, ruas, transportes, a cara e o jeito das cidades, especialmente do Rio, capital do país, e das pessoas comuns.  E, por outro lado, como se comportavam as multidões que acompanhavam  e aplaudiam Getúlio Vargas pelas ruas, nos grandes eventos.

Tudo isso, por si só, já tem uma importância história admirável e é apresentado em longos 227 minutos.  Inclui, também, trechos de filmes, como “O Grande Ditador”, de Chaplin, filmagens relativas à guerra mundial e a suas negociações, além de filmes sobre os pracinhas brasileiros.  Percebe-se a vastidão da aula de história que isso comporta.

Eduardo Escorel escreveu a narrativa dessa história, que é ilustrada pelas imagens, mas vai além dela, faz a crítica histórica e política, revelando o outro lado das imagens e o que não está nelas.  Muitas vezes, o texto se descola das imagens, não tem ilustração possível ou está tratando do macro, enquanto a imagem mostra o micro.  Ou o oficial e o oficioso, o que não aparece, nem pode aparecer.

O documentário faz esse trabalho ao longo de todo o tempo, não há entrevistas, comentários, análises feitas por historiadores, políticos ou especialistas.  Há uma narração constante, articulada, que toma posição, mas dentro dos limites do bom jornalismo, que dá preponderância total aos fatos.  Inclui, ainda, registros em diário, que o próprio Getúlio Vargas fez durante grande parte desse período.




O ditador que ficou também conhecido como o  “pai dos pobres”  realizou um governo ambíguo, de clara inspiração fascista, nacionalista, mas gerando aqui o chamado trabalhismo, que criou e ampliou direitos, como os da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que duraram todo esse tempo, até serem alvejados pela reforma trabalhista do governo atual, de Michel Temer, o mais impopular da história do país.

Getúlio Vargas, ao contrário, era extremamente popular, seus discursos alcançavam o povo e incomodavam segmentos da elite.  Depois de flertar com os regimes nazista e fascista, de Hitler e Mussolini, a opção pelos Estados Unidos colocou o Brasil no lado certo do conflito mundial e trouxe vantagens pragmáticas.  As circunstâncias que envolveram as negociações da guerra foram benéficas para a industrialização do país. 

Só que democracia e liberdade não combinavam com o regime do Estado Novo, que não resistiu à própria vitória na guerra.  Enfim, contradições monumentais e circunstanciais, semelhantes àquelas que o documentário  “Imagens do Estado Novo 1937-1945”  teve de lidar para extrair dos filmes oficiais a sua sombra, em busca de uma narrativa crítica, capaz de informar e produzir reflexão.

A longa duração do filme recomenda sua fruição em duas ou mais partes, para melhor aproveitamento do trabalho que é apresentado, denso e fortemente informativo.  É possível assisti-lo integralmente, ou em duas partes, no cinema e há a promessa de exibição na TV, em canais como o Curta! e TV Cultura.

Esse filme foi lançado no festival “É Tudo Verdade”, de 2016.  A nova edição desse festival internacional de documentários, a 23ª., de 2018, já está chegando.  Será agora, de 12 a 22 de abril, em São Paulo e no Rio de Janeiro.  Voltarei ao assunto.

E MAIS, NOS CINEMAS

O DIA DEPOIS, da Coreia do Sul, é mais um filme de Hang-Sang-Soo, talvez o mais produtivo cineasta autoral em atividade no mundo.  É um filme atrás do outro. São filmes simples, geralmente com personagens conversando em torno da mesa, comendo e, principalmente, bebendo, resolvendo conflitos.  Portanto, de realização rápida.  Só que ele faz muito e faz bem.  Ele sempre encontra um clima apropriado para desenvolver suas histórias e um elenco que convence, ao interpretar gente real, com quem cruzamos amiúde por aí.  Esta narrativa de infidelidade e engano é muito boa.



1945


1945, da Hungria, dirigido por Ferenc Tórók, nos remete a um povoado húngaro que, com o fim da Segunda Guerra Mundial, se sente ameçado em seu poder local e na posse de bens, pela volta dos judeus sobreviventes da guerra.  A filmagem, muito boa, em preto e branco, remete ao medo, à ganância, ao conflito ético, enfatizando que é o que está na cabeça das pessoas o que conta, não a percepção da realidade objetiva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário