quinta-feira, 15 de junho de 2017

STEFAN ZWEIG, ADEUS EUROPA


Antonio Carlos Egypto


STEFAN ZWEIG, ADEUS EUROPA.  Alemanha, 2016.  Direção: Maria Schrader.  Com Josef Hader, Barbara Sukowa, Mathias Brandt, Aenne Schwartz. 106 min.





Esta cinebiografia do escritor austríaco Stefan Zweig baseou-se no livro “Morte no Paraíso – A tragédia de Stefan Zweig”, do jornalista brasileiro Alberto Dines.

O filme retrata a vida do escritor e intelectual judeu entre 1936 e 1942, em seu exílio sul-americano no Rio de Janeiro, em Buenos Aires, na Bahia e em Petrópolis, enquanto o nazismo se solidifica na Alemanha e irrompe a Segunda Guerra Mundial.  Zweig alimentava ideias utópicas de uma Europa unida, pacifista e sem fronteiras nacionais, antevendo o que acabaria sendo buscado pela União Europeia, muitas décadas depois, cujos resultados claudicam na atualidade.

O sofrimento do escritor com o que se passava na Europa era minimizado pelo paraíso tropical que descobriu por aqui, mas que não foi suficiente para impedir seu fim trágico.

O filme adota narrativa clássica convencional, mas tem bons atores e é interessante de se ver.  Passou meteoricamente pelos cinemas de São Paulo.  Mas é possível vê-lo pelo sistema de video on demand, na Now, Vivo Play, Google Play e iTunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário