quarta-feira, 3 de maio de 2017

SOBRE VIAGENS E AMORES


Antonio Carlos Egypto






SOBRE VIAGENS E AMORES (Summertime).  Itália, 2016.  Direção e roteiro: Gabriele Muccino.  Com Brando Pacitto, Matilda Lutz, Taylor Frey, Joseph Haro.  103 min.


Marco (Brando Pacitto) e Maria (Matilda Lutz) são dois jovens italianos que se conhecem, mas não chegam a gostar um do outro.  Em função de um amigo comum, acabam compartilhando uma viagem improvável, mas, fascinante, aos Estados Unidos.  Mais precisamente, a São Francisco, onde serão hospedados por um casal de rapazes gays, vividos por Taylor Frey e Joseph Haro.

O que virá daí é uma jornada de descobertas pessoais, sexuais, existenciais que, claro, produzirá mudanças profundas em todos eles.  Um verão para nunca mais esquecer.  Aquelas situações que marcam para sempre uma vida, no caso, quatro vidas.




Esse tipo de narrativa poderia favorecer a eclosão de clichês, mensagens edificantes, finais felizes e definitivos.  Mas Gabriele Muccino escapa dessas armadilhas.  Os jovens em questão são gente reconhecível, com o vigor e a disponibilidade característicos dessa faixa etária, mas com seus conflitos, seus medos, seus preconceitos, suas indecisões.

A juventude é o momento mais favorável para estar aberto ao novo, ao que não se conhece, ao que não se entende, e com disposição para arriscar.  É nessa linha que os personagens de “Sobre Viagens e Amores” se coloca.

Dessa forma, suas experiências se tornam mesmo transformadoras.  O que não significa que tudo que se deseja possa acontecer, que os momentos felizes se eternizem, que as coisas não voltarão a mudar, no futuro.  E que as frustrações, inevitáveis na vida, não surjam logo ali, virando a esquina.




Se a felicidade como tal não existe, momentos felizes fazem toda a diferença, marcam vidas, se tornam inesquecíveis.  Embora passem, como tudo passa, nem por isso deixam de ser muito importantes para quem os viveu.  A maioria dos momentos felizes que vivemos faz parte da nossa identidade, alimenta e enriquece a nossa existência.  O filme de Gabriele Muccino celebra isso num tom alegre, vital, energético, tocado por quatro jovens atores, simpáticos e empenhados em seus papéis, que dão conta do recado.

É um bom filme para ser visto pelos jovens,  pois comunica com facilidade e bom ritmo questões importantes desse momento de vida, que envolve escolhas, superação de estereótipós e preconceitos, com vistas a uma vida adulta mais aberta e consistente.  E foca na afetividade e na vida real, coisas que o cinema dirigido aos jovens tem negligenciado, em favor de heróis do mundo virtual, extraídos dos quadrinhos, da fantasia, dos jogos eletrônicos, do mundo intergalático, essas coisas todas.  Nada contra.  Mas o cinema para esse público tem que se diversificar, ir além da mera diversão dos filmes de ação, mesmo para os mais jovens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário